51 3346-3618 
         51 8196-8615

A Programação Neurolinguística (PNL) é a ciência do sucesso que oferece ao indivíduo o entendimento do seu pensamento, da sua ação e comunicação.

     A Programação Neurolinguística (PNL) é a ciência do sucesso que oferece ao indivíduo o entendimento do seu pensamento, da sua ação e comunicação. É uma ferramenta eficaz de mudança comportamental e reconhecida como a fórmula da excelência humana. A PNL pode auxiliar você a identificar comportamentos e hábitos pessoais limitantes, e através de técnicas e procedimentos produzir mudanças positivas e resultados pessoais.
     Sabe aquele comportamento que vem limitando suas ações e seu desenvolvimento pessoal e profissional? A PNL possibilita uma reprogramação do cérebro ensinando a ele novos caminhos e retirando falhas de programação geradas no passado de cada indivíduo, pois ela está alicerçada na linguística transformacional, cibernética relacional e neurofisiologia.


     A PNL surgiu na Universidade da Califórnia, na década de 1970 com os estudos de Richard Bandler, um estudante de psicologia na época, e John Grinder, um professor de linguística daquela academia. Utilizaram o princípio lógico de que, se alguém é capaz de fazer algo com excelência, ao modelar qualquer um pode fazer também. Isto decorreu da observação dos resultados de pessoas bem sucedidas.
     Com a PNL conquistamos auto-desenvolvimento e mudança pessoal. Assim, nos aprimoramos para sermos a pessoa que realmente queremos e podemos ser. A medida que conhecemos a nós mesmos, começamos a entender o funcionamento e podemos ajudar o outro!


O que é?
      A Programação Neurolinguística (PNL) é a ciência do sucesso que oferece ao indivíduo o entendimento do seu pensamento, da sua ação e comunicação. É uma ferramenta eficaz de mudança comportamental e reconhecida como a fórmula da excelência humana. A PNL pode auxiliar você a identificar comportamentos e hábitos pessoais limitantes, e através de técnicas e procedimentos produzir mudanças positivas e resultados pessoais. A Programação refere-se à forma como estruturamos as nossas ações para atingir os resultados. Neuro está ligado à ideia de que todos os comportamentos são originados através de processos neurológicos, pois primeiro entendemos e depois agimos. Por fim, linguística está ligada à linguagem verbal e não-verbal que ordena nossos pensamentos e comportamentos e assim como nos comunicamos com o mundo.


Como Surgiu?
     A Programação Neurolingüística (PNL) surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, com John Grinder e Richard Bandler. Grinder na época, era professor do departamento de Linguística da Universidade da Califórnia, e Bandler, estudante de Psicologia daquela Universidade. Eles partiram do princípio lógico de que, se alguém é capaz de fazer algo com excelência, se modelarmos cada ação da pessoa poderemos também fazer o mesmo. E assim, decidiram, a princípio, modelar o comportamento terapêutico de três celebridades do campo psíquico: Fritz Perls, um famoso psicoterapeuta criador da Gestalt; Virginia Satir, excelente terapeuta familiar; e Milton Erickson, hipnoterapeuta reconhecido pela rapidez com que alcançava seus resultados.


Como funciona a PNL?
      Pela observação do comportamento não verbal (neuro) e a identificação dos padrões de linguagem específicos (linguagem), uma pessoa treinada em PNL pode identificar a "programação", ou seja, a exata sequência de ações inconscientes que resultam no sucesso ou no fracasso em áreas como aprendizado, tomada de decisões, motivação, resposta ao estresse, etc... Quando a pessoa toma consciência desta programação, ações e escolhas específicas se transformam para realizar uma "programação" interna que seja efetiva no contexto. Os programas que são efetivos podem ser ampliados e melhorados, os programas pouco efetivados podem ser adaptados e se necessário, eliminados. A PNL é uma ciência que permite que a pessoa fique por toda a vida ajustando seus programas internos para viver melhor e se aproximar cada vez mais do verdadeiro sucesso, ou seja, o sucesso que realmente damos valor.


Quem pode estudar a PNL?
     Qualquer pessoa que queira desenvolver a excelência humana pode estudar a PNL. Esse estudo começa com o pressuposto de que compreendemos que vida tem relação com crescimento; e o nosso sucesso tem relação com a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para o auto-desenvolvimento. Com a PNL conquistamos mudanças de hábitos e comportamentos. Assim podemos trabalhar para sermos a pessoa que realmente desejamos e podemos ser. E o mais fascinante da PNL é que, com ela, podemos trabalhar mudança e excelência nas pessoas que nos rodeiam, pois quanto mais sabemos sobre nós mesmos, mais podemos ajudar o outro. Toda a pessoa interessada no seu crescimento pessoal e profissional, especialmente aquelas preocupadas em tornar efetiva sua comunicação com o mundo a sua volta.


Aplicações da PNL
   Praticamente todas as pessoas, independentemente de sua formação ou atividade profissional, que queiram melhorar sua comunicação e relacionamento e contribuir com a sociedade, podemos aplicar as técnicas da PNL para obter o sucesso pessoal. Algumas aplicações da PNL na área terapêutica incluem o alívio da ansiedade, estresse, fobias, problemas de relacionamento, depressão e falta de autoconfiança, problemas de aprendizado e de trabalho, compulsões, vícios, problemas de peso, de comportamentos, falta de assertividade e baixa auto-estima.
Na área empresarial a PNL pode ser aplicada em técnicas de persuasão e de motivação, programas e políticas de tomada de decisões, conflitos de interesses ou de personalidade, técnicas para estabelecer a missão empresarial, criando comunicações internas claras e eficazes, melhoria na comunicação em compras e vendas, negociações empresariais, treinamento e desenvolvimento de carreira etc.

Formação em Coaching Pessoal e Organizacional

Aqui digitamos a legenda que aparece na Home do site, na tarja laranja.

Programação Neurolinguística – PNL

A Programação Neurolinguística (PNL) é a ciência do sucesso que oferece ao indivíduo o entendimento do seu pensamento, da sua ação e comunicação.

Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL

O treinamento Practitioner em PNL possibilita ao participante a utilização e o entendimento das técnicas e procedimentos no ambiente profissional e pessoal.

Master em PNL

O treinamento Master é uma etapa avançada e trabalha uma visão sistêmica da PNL. Nesta fase, o participante tem contato com técnicas e modelos mais aprimorados e trabalha em níveis neurológicos mais amplos como suas crenças e valores e sua identidade.

Formação Biodanza

Esta formação tem o objetivo de qualificar alunos que ingressarem na escola para atuar como facilitador e Biodanza pela International Biocentric Foundation.

Contato

  • Rua Hilário Ribeiro,
    202 - Sala 401

    Bairro Moinhos de Ventos,
    Porto Alegre (RS)
  • CEP 90510-040 - Fone/Fax:
    (51)3346-3618
    (51) 8196-8615     
  • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

 

  • Representante Regional,
    Celita R. Trivilin

    Bento Gonçalves
  • Fone: (54) 3453-2974
    (54) 8147-3999
  • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sobre nós

O Instituto Zelia Villarinho trabalha com as técnicas mais avançadas e profundas em comunicação e mudanças nas áreas pessoal e profissional. Essas técnicas são transmitidas em cursos abertos realizados pelo Instituto, ou cursos formatados especialmente para a necessidade da empresa.